Um casamento perfeito não ocorre por acaso.
Se você está pesando em casar ou já decidiu e está "no meio do caminho", perdida entre as milhões de tarefas que só um casamento demanda, não deixe de organizar todos os detalhes do grande dia! Com um checklist em mãos, você fica sabendo quais serviços devem ser fechados em determinada época e chega ao momento da cerimônia sem grandes preocupações.
MAS ATENÇÃO: os pormenores do casamento pedem até oito meses de antecedência para serem acertados. Se está em cima da hora, corra. Se ainda há tempo até o grand finale, pense com carinho em cada item e aproveite
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
- criar sua lista para saber o número de convidados - ok
- solicitar custos, deixando claro o local e o seu orçamento - ok
- Pré-Nupcial (exames) - ok
- Escolha das alianças - Vivara True Love - ok
- Compra ou aluguel da casa - ok
- Decoração
- Lista dos itens básicos para a casa
ESTÉTICA
- Cuidados com os dentes
- Cuidados com a pele
- Cuidados com cabelos para um penteado perfeito no grande dia
- Cartório e Igreja (3 meses de antecedência)
- Documentos exigidos: CPF, RG e 2 testemunhas
- Tipo de união legal: comunhão de bens, comunhão parcial de bens, separação de bens ou participação final nos aquestos
ASSESSORIA: RECEPÇÃO E FESTA
- Número de convidados - 200 convidados - ok
- Escolha do local - Casa de Santa Teresa - ok
- Menu - escolha do cardápio
- Tipo de serviço - Coquetel - ok
- Quantidade de garçons (difere de acordo com tipo de serviço) - ok
- Bolos e doces (orçamento do bufê inclui quantidade) - ok
- Número de mesas - ok
- Locação de prataria, porcelanas, cristais, talheres, etc
- Ambientação: lugares sentados para todos os convidados, lounges, tipo de mesas e cadeiras, toalhas, tapetes, etc.
- Decoração com flores
- Manobristas
- Seguranças
APOIO
Aluguel do carro com motorista
Ajudantes nos banheiros
Chapelaria, se necessário improvisar.
Bartenders
Bebidas (definição e quantidade - veja no índice)
CONVIDADOS - CONVITES
Com relação aos convidados, organize duas listas com nomes de amigos e conhecidos, verifique os comuns, chegando ao número total de pessoas.
Convites
cartões de participação
R.S.V.P.
cartões de agradecimento dos prsentes
FIGURINO DO CASAMENTO
Visitar as opções de Alta costura para o vestido de noiva
Mães e madrinhas
Definição dos trajes dos padrinhos
CERIMÔNIA RELIGIOSA
Curso de noivos ( para os que não tem tempo, informem-se no site, sobre os cursos rápidos)
Cerimonial da Igreja ou do Templo
Local e Celebrante (converse com o padre antes do dia da celebração de seu casamento)
Conhecimento das regras de Igreja (música, arroz, etc.)
Quanto a música ( ver abaixo ESTILO E REPERTÓRIO )
Decoração (Igreja e Recepção)
Florista (definição de cor e estilo)
FOTOGRAFIA
Making-of (fotos da preparação da noiva e do noivo até o momento de ir para a igreja)
Civil - pais e padrinhos
Religioso
Recepção
Ampliações para o Livro do Casamento
FLORISTA - IGREJA
casa sozinha ou divide o custo e o gosto da escolha das flores com outras noivas do dia ?
Porta da igreja
Passadeira ( cor )
Altar
Corredor/cumprimentos
Bancos
Buquê (noiva e damas)
FLORISTA - RECEPÇÃO
Porta
Salão
Mesa principal
Mesas de convidados
Mesa do bolo
Lavabos
Outros locais
MÚSICA DA CERIMÔNIA RELIGIOSA - ESTILO E REPERTÓRIO
Eletrônica
ao vivo
Coral e Orquestra (quantidade de vozes e instrumentos, pianista, organista, cantores, auxiliares, etc.)
Clarins
Número de vozes
Número de músicos - instrumentos
Solista: atentar para a diferença entre as vozes masculinas e femininas
REPERTÓRIO DA IGREJA E FESTA
Outras: repertório e estilo
Entrada da noiva
Sermão
Bênção das alianças
BANDAS - cobrado em função do:
Número de componentes
Número de músicos, instrumentos
Brindes especiais
SOM E ILUMINAÇÃO
Eletrônica
Ao vivo
pagar o ECAD ?
Tipo de Música - estilo e repertório
Equipamento de som e telão
Iluminação ambiente, do palco e da pista
Regras do local da festa (permitem som alto ? Dançar até o amanhecer ?)
tem gerador ? - Locar gerador
O local do som tem acústica ?
Telão: definir a entrada de imagens, DVD de shows, transmissão simultânea, etc.)
A qualidade dos equipamentos de som
A montagem da pista: iluminação ambiente: pista, palco e decoração
COORDENAÇÃO E ASSESSORIA: DIA D
Coordenação geral - uma espécie de ordem do dia.
Administração de floristas, manobristas e seguranças.
Follow up de todos os itens contratados pelos noivos.
Composição das mesas.
Distribuição de lugares especiais.
Copeiras, recepcionistas.
vai e vem de garçons e bebidas.